segunda-feira, 27 de maio de 2013


Ó, nós aqui de novo !!! 
    Desta vez o astro da festa é o nosso querido doce de leite , de origem um tanto desconhecida mas, ainda assim, com alguns Países dizendo-se responsáveis pela criação dessa deliciosa sobremesa .
   Tradicional de vários países , o doce de leite é usado em balas e outras comidas doces, como , bolo,biscoitos , sorvetes, etc. 
    Apesar de não se terem provas cabais de sua origem , há escritos em que diz-se que , sua origem está ligada à rápida expansão na produção de sacarose e de cana de açúcar nas ilhas ibéricas Atlânticas , no século XV, e no Brasil , América central e Antilhas a partir do século XVI  por conta de seu uso na conservação do leite.
   na Argentina existe um relato popular e lendário que data a sua invenção de em 1829. Um tratado de paz estava pra ser assinado entre o governador Juan Manoel de Rosas e o seu inimigo político Juan Lavalle.
  Numa fazenda do governador na região de Cañuelas , na periferia de Buenos Aires. Lavalle foi o primeiro a chegar e , cansado deitou-se na cama de rosas para descansar. A criada de rosas enquanto fervia o leite com açúcar ( preparação conhecida nessa época como: lechada), para acompanhar o chá da tarde , deparou-se com Lavalle , dormindo na cama de seu patrão ( Rosas). achando um ato de insolência , correu pra avisar o fato aos guardas .
   Pouco tempo depois ao chegar , Rosas ,  não chateou-se com Lavalle e pediu a sua criada que servisse o chá com leite como de costume .foi quando a criada lembrou que havia esquecido o leite no fogo quando correu pra chamar os guardas . quando chegou  ao fogão encontrou uma substância espessa e amarronzada.
    Seu sabor agradou Rosas , e contam que o próprio Rosas chamou Lavalle para desfrutar da novidade (doce de leite ) que dividiram a deliciosa bebida (chá com doce de leite ) enquanto discutiam os tratados dando origem acidental ao doce de leite .
    Sendo ou não essa a verdadeira historia do doce de leite , a verdade é que a delicia encanta a todos e, para comemorar esse feito (descoberta ), vamos nos deliciar com uma deliciosa receita de Pudim de doce de leite .

Vai ai uma receita fácil, super barata e DELICIOSA de fazer!

PUDIM DE DOCE DE LEITE

INGREDIENTES:

400 g de doce de leite
400 ml de leite 
5  ovos 

Calda :
200 g de açúcar refinado
20 ml de água

MODO DE PREPARO:

Bata  no liquidificador por mais ou menos dois minutos o doce de leite , o leite e os ovos,reserve.
Ponha o açúcar junto com a água no fogo para que forme uma calda caramelada.

OBS: caso não saiba fazer calda , pode-se substituir por glucose de milho (mel karo ou similar).
 ponha a calda na forma , leve ao forno em banho maria por, em média, 1:40 h em forno médio à 150° .

Sugestão: Geleia de frutas vermelhas para acompanhar.

Espero que tenham gostado desse receita super fácil de fazer!!!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dica de Jantar:  Bom pessoal como algumas pessoas viram essa semana eu postei em minha página do facebook uma dica de Jantar, a pedidos ai vai a receita.

Penne ao molho de queijo gorgonzola com bacon e batatas torneadas (PARA 02 PESSOAS)


IGREDIENTES:

Para o Penne:
- 300g de Penne 
- 03 dentes de alho picados
- 1/2 cebola picada 
- 200 ml de leite integral
- amido 
- 150g de bacon em cubos pequenos
- essência de baunilha
- 100g de queijo gogonzola
- margarina
- azeite
- coentro
- sal

Para as batatas:
- 06 batatas pequenas
- açafrão
- pimenta do reino
- coentro
- cebola 
- alho
- alecrim

MODO DE PREPARO:

Numa panela média coloque o azeite, a manteiga e a cebola, espere dourar um pouco e adicione o alho, quando estiver dourados coloque o leite, assim que começar a levantar fervura, dilua o amido em um pouco do leite e adicione aos poucos na panela ate engrossar, desligue o fogo e coloque o queijo gorgonzola em pedaços e mexa ja com o fogo desligado. Adicione o sal e o coentro a gosto. Numa frigideira pequena, coloque o bacon com um pouco de azeite e deixe fritar ate soltar a gordura, feito isso adicione o bacon no molho de queijo e por ultimo um pouco de essência de baunilha, isso vai dar um aroma bem especial ao seu prato!
Em seguida já com o penne cozido antes de servir coloque um pouco de azeite na massa isso ajudara a soltar os pennes. 

Para as babatas: Descasque as batatas e de o formato arredondas em tamanho menor, torneando-as e ponha pra cozinhar ate ficar ao dente. Retire do fogo e num frigideira adicione a cebola, o alho e azeite e deixe dourar, ponha as batatas, o açafrão, o alecrim  o coentro e a pimenta do reino espere uns 5 min e deligue o fogo. 

Dica: 03 batatas para cada prato é o suficiente, pois serão 2 tipos de carboidratos juntos, e um bom vinho tinto seco, combina perfeitamente com massas em geral e queijos.

Espero que façam e gostem da receita. 

Cozinhar com a alma é uma grade forma de expressar seus sentimentos!





segunda-feira, 20 de maio de 2013




Olá galera, meu nome é Gabriel Prates, mais conhecido como Biel Prates, sou professor de História de formação e apaixonado pela Gastronomia, por isso resolvi criar um Blog com receitas práticas,e a origem do seu surgimento e  acima de tudo receitas deliciosas feitas por mim e pelo meu parceiro de projeto Arnaldo Fé, cozinheiro de formação e apaixonado pela Alquimia na cozinha. É isso espero que gostem da proposta e que possamos ajudar a diversificar o cardápio do dia a dia de vocês.